Inclusão, Comunicação e Aprendizado                  

   O Portal é um projeto de extensão da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com objetivo principal de promover educação como fator de transformação social. O projeto foi fundado no ano de 2003 por alunos do curso de medicina, sob responsabilidade do Diretório Acadêmico de Medicina Umberto Câmara Neto (DAMUC). A partir de 2005, projeto foi reconhecido e vinculado a pró-reitoria de extensão (PROEXT) e as aulas sendo ministradas no departamento de medicina social, no prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS). No ano de 2008, o projeto foi transferido para do Centro de Ciências Biológicas (CCB), onde permanece até hoje.
   Em seus oito anos de existência, o projeto já obteve diversas conquistas. Muitos alunos do projeto já ingressaram na universidade em diversos cursos e hoje já podem ver seus sonhos mais próximos de se realizarem. Ainda, o projeto obteve diversos avanços em sua estrutura física. Como o projeto dispõe da estrutura da universidade, as aulas são ministradas com auxílio de recursos tecnológicos, como uso de computadores e projetores, além de as salas terem ambiente climatizado. Isso proporcionou uma melhor comodidade para os alunos e professores, resultante de um ambiente propício para educação.
   No ano de 2010, o projeto passou por uma transformação radical que numa otimização de sua estrutura física e pedagógica. Na sala do projeto, foi criada uma sala específica de estudos, com cabines individuais, além de no pátio do departamento, o projeto ofereceu uma estrutura de mesas e cadeiras para que os alunos pudessem estudar no período diurno. Ainda nesse ano, foi criada uma equipe de professores, a equipe pedagógica, responsável por discutir o perfil, crescimento e aproveitamento dos alunos. A partir do apoio dessa equipe, os alunos puderam ter uma melhor orientação de métodos de estudo, horários de estudo, acompanhamento de notas, entre outros assuntos.
   O projeto ainda vai muito além do ambiente escolar. Todo o ano, o projeto confraterniza a tradicional festa de são João, um dos eventos mais esperados no projeto. Nesse, professores e alunos desfrutam o clima festivo e descontraído, fora do ambiente de sala de aula. Além da festa de são João, o projeto ainda promove inúmeros eventos extraclasses. Entre eles, alunos e professores visitam o zoológico, num ambiente interativo e de aprendizagem; promovem passeios a praias e outros ambientes.
   Quando é chegado o fim do ano, o clima de vestibular e de despedida contagia todos os alunos. Nessa época, o projeto promove a última aula, a aula da saudade, em que professores e alunos refletem todos os frutos colhidos ao longo do ano, em clima de confraternização.

2 comentários:

  1. o portal informa ser haverá outro pré-vestibular a noite ofertado por outra turma ?

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

PERGUNTAS E COMENTÁRIOS

Temos o propósito de apresentar o melhor conteúdo aos nossos leitores, por esta razão criamos também parâmetros com relação aos comentários, que devem ser observados. Sabemos que muitos poderão não aprovar, paciência. Entendemos que algumas regras precisam ser criadas, para garantir a qualidade do blog e evitar ao máximo comentários abusivos ou ilegais. Não o fazemos para barrar a liberdade de expressão de quem quer que seja. Lembramos ainda que não iremos medir esforços para evitar qualquer tipo de SPAM.

1. É claro que desejamos nossos conteúdos comentados, analisados, discutidos, etc.. — os comentários são tão importantes quanto o conteúdo das postagens. Além disso, é através deles que podemos compartilhar nossos conhecimentos e de uma maneira qualitativa. Sinta-se portanto, à vontade para comentar, mesmo que seja leigo no assunto;

2. Nós deletamos qualquer tipo de SPAM. Além de filtros automáticos, verificamos todo o conteúdo de cada comentário antes de serem autorizados no site. Ao encontrar um SPAM, apagamos imediatamente;

3. Nós não incentivamos links relativos ao comentário — se você vai escrever um comentário no FeraPortal e deseja colocar um link para algum site, este, possivelmente será editado, desde que o link seja pertinente ao assunto do artigo;

4. Apagaremos links irrelevantes — se você vai escrever um comentário no FeraPortal e colocar um link não pertinente ao assunto, ele será apagado.

5. Seja educado com os autores dos outros comentários, ainda que você não os considere adequados, afinal, são tão leitores quanto você;

6. Evite o uso de palavrões ou expressões vulgares — algumas pessoas sentem-se ofendidas. Além disso, alguns dos nossos leitores são crianças.

7. Para denunciar qualquer abuso, entre em contato conosco. Caso alguma infração seja constatada, apagaremos o comentário imediatamente.

Não é nossa vontade sermos chatos, muito menos afastar nossos leitores. Vocês são a razão de ser do FeraPortal, todos as semanas dedicamos algumas horas, procurando notícias ou cuidando do blog, sempre no sentido de agradá-los. Estamos somente tentando ser transparentes e propiciar discussões de qualidade.


Coordenação

Obs.: Estas observações de conduta foram baseadas na Política de Comentários Gerais.

Portal Ufpe

O Portal é um pré-vestibular gratuito criado por estudantes de medicina, organizado por alunos de toda a UFPE e vinculado à PROEXT/UFPE. Conta com boa estrutura com biblioteca, sala de estudos, simulados semanais e acompanhamento individual dos alunos.

Instagram

Contato

(81) 99328-0028 (Claro - Audênio) (81) 99783-5071 (Tim - Gisele) (81) 98451-2951 (Oi - Pollyanna)

Vem!

Design final: Erick G. M. Ferreira .—. Tecnologia do Blogger.

Pesquisar